IMPRENSA

"Artilheiros da Série B1 já começam a ameaçar goleadores dos grandes"

20/07/2018
Ainda é cedo para dizer com certeza quais são os jogadores que estarão entre os maiores artilheiros da temporada no futebol carioca. Porém, mais uma vez, já se sabe que os goleadores da Segundona deverão ser uma pedra no sapato dos atacantes das grandes equipes. Em mais uma temporada, os "matadores" das divisões inferiores já encostam nos atacantes de elite do futebol nacional, em disputa que promete ser novamente emocionante. Nomes como Maikon Aquino, Lohan e Rhainer vão se consolidando entre os que mais balançaram a rede em nível estadual durante o ano.
 
O maior artilheiro do Rio em 2018 ainda é Pedro, do Fluminense. O atacante, que marcou no empate diante do Vasco, nesta quinta-feira (19), tem 15 gols na temporada. É seguido de perto pelo vascaíno Yago Pikachu, com 14. Mas é aí que entram os artilheiros das equipes de menor investimento. Vindo de Campos, Maikon Aquino vive excelente momento pelo Americano, tendo marcado 11 vezes na Série B1 e duas na Série D do Brasileiro, totalizando 13 gols. É quem parece mais perto de destronar os goleadores da elite.
 
Aquino, porém, não está sozinho. O friburguense Lohan fez todos os seus 12 gols atuando na Segundona, competição na qual é artilheiro isolado. Rhainer, do Serra Macaense, soma dez tentos até o momento, os mesmos de Vinícius Júnior, mas tendo a vantagem de seguir atuando pelo Verdão de Macaé enquanto o prodígio revelado pelo Flamengo já foi vendido para o Real Madrid (ESP).
 
A briga dos artilheiros de divisões inferiores pela supremacia no futebol estadual tem sido uma constante nos últimos anos. Na temporada passada, Márcio Carioca balançou a rede 20 vezes pelo São Gonçalo e, somando o feito aos outros dez gols que fez pelo Rio Branco (ES), brigou até o fim do ano pelo posto de maior artilheiro do país, sendo superado apenas pelo ex-companheiro, Henrique Dourado, este atuando pelo Fluminense e com quem jogou no Cianorte (PR).
 
Em outros anos, porém, a chuva de gols em competições envolvendo times de menor investimento foi recompensada. Allan, pela Portuguesa, marcou 25 gols em 2015 e terminou a temporada como o maior goleador do Rio, com três tentos a mais que o tricolor Fred. Em 2009, Tiago Amaral viveu situação semelhante, com seus 22 gols o colocando como o máximo artilheiro do Estado, à frente de ninguém menos que Adriano, o Imperador do Flamengo, que marcou "apenas" 19 vezes.
 
Geralmente, é o meio da temporada, altura em que a Segundona vive seu auge, que reserva o maior equilíbrio. A pausa do Brasileirão da Série A para a Copa do Mundo ajudou os artilheiros mais "humildes" na busca pelo primeiro lugar. Com tudo mais ou menos nivelado, resta manter a competitividade e a elevada média de gols para que a disputa continue equilibrada até o fim do ano.
 
Confira abaixo a luta pela artilharia no futebol carioca:
 
15 gols: Pedro (Fluminense)
14 gols: Yago Pikachu (Vasco)
13 gols: Maikon Aquino (Americano)
12 gols: Lohan (Friburguense)
10 gols: Rhainer (Serra Macaense) e Vinícius Júnior (Flamengo)*
9 gols: Henrique Dourado (Flamengo), Marcos Junior (Fluminense), Ríos (Vasco) e Rincón (Santa Cruz)
 

Por Assessoria de Comunicação
20/07/2018